sexta-feira, 31 de julho de 2009

Amor ainda maior que a VY Canis Majoris

Só quando você vai embora que eu me lembro de ligar o som.
É porque quando você se vai, eu preciso encher a casa de música para suportar o silêncio que você deixa no espaço vazio entre os meus braços.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Apreciadora nível avançado e entendedora nível básico 2

Ontem participei, junto com vários jornalistas de veículos impressos de Belo Horizonte, de uma noite dedicada a conhecer mais profundamente todo o universo que envolve produzir e beber um bom vinho. O curso básico foi ministrado pelo sommelier paulista Alex Sacramento na Expand.
Divido com vocês algumas micro-pílulas do que aprendi por lá:
* O vinho tem mais de 600 componentes, mas os mais importantes são o álcool, aromas, frutas, acidez (é o que dá a longevidade ao vinho branco) e tanino (só os tintos têm).
* Dizem que quanto mais velho o vinho melhor, certo? Nem sempre, mas a videira sim. Só quando a planta faz 9 anos de idade ela fica melhor e mais "inteligente".
* Os melhores lugares para se produzir vinho são aqueles que tem as quatro estações do ano bem definidas e boa oscilação térmica entre dia e noite.
* As boas safras dependem do terroir, palavra francesa que engloba a terra, o clima, o trabalho do homem e o vento lateral.
* Portugal é o maior produtor (e quase o único) de rolha. A planta leva 40 anos para crescer. Não adianta nem guardar em casa as suas rolhas usadas pois é impossível reciclá-las. Esse é um dos motivos que aumentam o valor agregado do vinho: uma boa rolha.
* Napoleão foi o primeiro garoto propaganda da Champagne, foi ele quem disse a famosa frase sobre a bebida: "Merecido na vitória e necessário na derrota".
* A Veuve Clicquot produz de 5 a 6 milhões de garrafas por ano só da bebida brut.
* Quem tem adega em casa é fácil armazenar corretamente o vinho tinto, que deve ficar na temperatura de 16 a 18 graus. O vinho branco e o espumante podem ficar armazenados nessa temperatura, mas antes de servir devem ir para a geladeira por meia hora, até que atinja os desejáveis 6 a 8 graus. Nunca leve ao congelador!
* Quem não tem adega deve guardar os vinhos no local mais úmido e escuro da casa. Sugestão minha: dentro do armário. Ah, claro, na posição horizontal para que a rolha não fique seca.

Na hora da degustação provamos quatro vinhos diferentes. Vou destacar dois deles.


O Costaripa Brut Rose Metodo Classico é italiano da região de Lombardia. O aroma é delicioso: frutas maduras e frutas silvestres com um toque de baunilha.
O gosto é fresco, persistente, totalmente equilibrado: realmente muito bom.


Resolvi falar deste Winemakers Lot 20 Riesling por ter me surpreendido no aroma. Nunca tinha provado nada igual. Floral, com notas cítricas (arrisco a dizer que percebi um aroma de maçã) esse vinho chileno é refrescante. O sommelier disse que tem notas de minerais. Bom, ainda não cheguei a perceber tanto, mas fica aqui a consideração dele. rs.


Agradeço à Regina Perillo Comunicação por ter me convidado representando a revista Encontro. Aproveito para dizer que a Expand oferece uma lista de cursos dedicados ao universo do vinho. Quem se interessa é só ligar: (31) 3262-2444.

As considerações apresentadas aqui são pessoais e não tem nenhum caráter comercial.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Antes que as mulheres fiquem (mais) loucas

A campanha pela real beleza, desenvolvida pela Dove desde 1992, tem tido um efeito sobre mim sempre que a vejo. Fotos de mulheres parecidas com a gente, com suas diferenças, particularidades e defeitos são usadas para nos lembrar como as mulheres são lindas e muito diferente do que vemos nos outdoors. É massacrante o que a mídia vem fazendo com o psicológico das mulheres depois que começaram a mostrar o ideal de beleza perfeito moldado pela tecnologia. Logo que começou a campanha entendi a importância para as meninas de 13, 14 anos que já nasceram num mundo ditado pelo photoshop e não tem consciência do quanto alteradas aquelas imagens podem ser. Elas admiram e se espelham em celebridades e modelos, que se comparadas com nossa aparência, sempre vão ganhar. Buscar por essa beleza é um caminho que só vai levar as mulheres à decepção e baixa autoestima.
Pensando nisso, a empresa criou um teste do verdadeito ou falso, um jogo de ilusão divertido, para que as garotas percebam o quanto são iludidas. No final, é possível assistir a um bate-papo super bacana com meninas, que discutem o assunto. É em inglês, quem entende a língua não pode deixar de assistir. Durante a discussão, percebe-se que elas (assim como todas nós) sabem que as imagens não são reais, que são manipuladas e muitas vezes exageradamente, mas com a profusão delas, muitas vezes nos esquecemos disso e por um milésimo de segundo nos pegamos invejando o cabelo, a pele sem estrias ou celulite, o corpo sem gordurinhas ou rosto totalmente sem marcas. Em seguida, nos olhamos no espelho e invariavelmente nos perguntamos: "Porque eu não sou assim como ela?" É o caso de repetir para nós mesmas como um mantra: "Ela não existe, ela não existe, ela não existe".
Acho que só isso não basta, porém. É preciso valorizar imagens, produtos e empresas que estão freando essa tendência louca. É preciso não julgar tanto quando vemos notícias de atrizes fora do peso, sem maquiagem ou com roupas mais simples. Outro dia foi notícia o fato de algumas modelos exibirem celulite num desfile (!)
O movimento tem que começar de fora, pelas consumidoras, afinal quem compra as revistas e os produtos que prometem milagres somos nós, mulheres da vida real.

Durante a conversa com as meninas americanas, elas assistem a esse vídeo incrível aqui. Notem que a modelo do início é linda, uma maquiagem básica bastava. Minha pergunta é: para quê transformá-la em outra pessoa?

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Orgulho da terra

Já são tantos anos de boas surpresas com essas queridas bandas que acompanho como fã e como jornalista que vale um espaço para aplausos para esses meninos.
Conhecer vocês desde o início, ter tido o prazer de entrevistá-los para a extinta rádio Geraes e para o programa Agenda da Rede Minas é uma honra.
É lindo ver um colega de faculdade (Conrado Almada) ser responsável por um dos clipes mais singelos, bacanas e emocionantes do Jota Quest que eu já vi.



É gostoso escutar seu filho cantarolando para você uma música composta pelo Samuel Rosa e o Nando Reis com palavras tão belas. Viva a vida sutilmente...


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Miau


Sula (acima) e Jalão (abaixo)





Gatinhos são fofos, mas tão desconfiados!
Gostam de se esconder de quem não conhecem,
não se preocupam em fazer novos amigos.
Gatinhos são lindos, mas não oferecem carinho de graça,
já recebem muito de quem se importa.
Detestam tomar banho, mas vivem tão limpinhos!
têm pêlos amaciados pela lambida incessante.
Gatinhos são discretos, mas nos dão cada susto!
pulam do telhado ou de dentro do armário
e mostram os dentes afiados e os olhos penetrantes.
É preciso ter paciência,
esperar um dia, dois ou tês
É preciso voz doce e musicada
Ir chegando de mansinho...
e o coração desses gatinhos
numa foto e num carinho
Roubar.

Fotos e texto: Carol Godoi
Local: São Sebastião do Paraíso

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Férias só para as crianças

É muito complicado quando chega julho, pois nós que não temos babá e nem dinheiro para colocar o filho numa colônia de férias decente não sabemos onde "enfiar" a criança 24 horas por dia. Nem mesmo toda a programação da televisão basta para um menino saudável e cheio de energia como o meu filho. O primeiro passo foi deixa-lo com a vovó por dois dias. Ufa! Agora só faltam mais 19. O segundo passo foi permitir visita na casa dos coleguinhas do prédio. O terceiro passo foi matriculá-lo numa aula de futebol duas vezes por semana na parte da manhã. O quarto passo foi divertido até para mim, pois adoro cinema e amo animação. Recomendo o 3D e a pipoca!



O que faço nas próximas duas semanas enquanto trabalho?

terça-feira, 14 de julho de 2009

Decoração


Fizemos fotos dos produtos da Hermes Ebanesteria. Coisas lindíssimas têm por lá. A produção foi na própria loja, que é imensa, pois os produtos são pesadíssimos.
A foto acima foi uma das poucas que fiz, pois fiquei mais na retaguarda, na produção e assistência para o Fernando. Foi bem legal, suei pra valer.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Enfezei


É, não basta ir à academia três vezes por semana, tem que ir quatro!
Não basta caminhar, tem que correr!
Quatro meses depois de escolher a academia como minha missão pessoal, meus resultados nada expressivos (perdi meio quilo e enxuguei 2% do meu percentual de gordura) me fizeram descobrir que eu achava que estava dando o máximo de mim, mas não... Ainda posso dar muito mais! É o que chamamos de superação de limites.
Mudei de instrutor na academia que vai me acompanhar e ele disse que preciso fazer uma dieta. Hummm, vamos deixar essa superação para uma etapa mais futura ainda?
Algumas poucas coisas já estou fazendo.
1- cortei o pão branco: só integral light.
2- cortei o arroz branco: só integral.
3- mudei o tipo do adoçante: fora o aspartame entra o sucralose.
4- carnes só as vermelhas magras, peixe toda semana e frango sem peles.
5- muita salada no almoço
6- uma fruta ou iogurte light de tarde no lanche ao invés de sanduíche.

Por enquanto é só. O chocolate continuo comendo uma lasca todos os dias, vício mesmo. Se na próxima reavaliação continuar estagnada, não vai ter jeito: nutrólogo aqui vou eu. Ter mais de 30 é isso aí!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Leia

Eu esqueci de postar os links das matérias mais legais que produzi no mês passado. Ainda dá tempo de conferir se você gosta de crianças, cães e se interessa por educação:
Aqui
e
acolá.
Depois me digam se gostaram, ok?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vinhofest


Fui convidada para participar de uma degustação prá lá de especial na abertura da Vinhofest em BH. Sou amante de bons vinhos e espumantes, então me esbaldei. Não perdi a compostura, porém, afinal estava trabalhando e representando a revista. Conheci novos sabores em termos de queijos produzidos em Minas e variados tipos de presuntos e salames. O índice de gordura no meu corpo ficou lá em cima, mas em situações como essa não se pode recusar.
Quero dividir com vocês minhas descobertas. Em termos de espumante, fiquei impressionada com o sabor dessa Ferrari italiana. Realmente tem grande personalidade na boca, o sabor com um fundinho de avelã e crosta de pão que permanece na boca de forma muito agradável.
Quando o assunto são os tintos adorei provar bons exemplares de vinhos sul africanos. Como me disse a sommelier Gil Vesolli, atualmente quem insiste em beber os mesmos manjados argentinos, chilenos ou franceses "está fazendo o mesmo que um turista que ao viajar para a França ao invés de percorrê-la fica dentro do hotel assistindo uma gravação do Domingão do Faustão." Exageros à parte, concordo que a enogastronomia é uma viagem em si, e é preciso saber desfruta-la.