sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sugestão de leitura


"A Trilogia de Nova York" com os contos Cidade de Vidro, Fantasmas e O Quarto Fechado.
É uma viagem muito louca, dessas que não conseguimos parar de ler, e precisamos varar a madrugada!

"Existimos para nós mesmos, talvez, e às vezes chegamos até a ter um vislumbre de quem somos realmente, mas no final nunca conseguimos ter certeza e, à medida que nossas vidas se desenrolam, tornamo-nos cada vez mais opacos para nós mesmos, cada vez mais conscientes de nossa própria consciência. Ninguém pode cruzar a fronteira que separa uma pessoa da outra - pela simples razão de que ninguém pode ter acesso a si mesmo".

PAUL AUSTER

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A Astúcia feminina


E assim temos sobrevivido nesse mundo machista e sexista praticamente desde que nós nascemos! Com muita classe e inteligência.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Os Portugueses são deliciosos


Não é tarefa fácil participar de uma degustação com mais de 200 tipos de vinhos diferentes. Ainda mais para quem é iniciante. Contei com a ajuda do meu mais novo amigo, o Arley de Souza, sommelier do restaurante Távola Pizza e Vino, que me disse: "prova os vinhos daquele Português figura ali. Aquele, de bigode."

Fui à banca do Luis Pato, produtor conhecido e respeitado na sua região. Sorridente e carismático, me ganhou no primeiro olhar, nem precisaria experimentar seus vinhos para saber que ia ser uma experiência saborosíssima. Me apaixonei pelo espumante feito de uma uva exclusiva de Portugal, a Touriga Nacional.



Já fiquei imaginando os tintos, meus preferidos, como seriam. Como eram muitos pedi uma indicação:


__ Qual é o melhor vinho tinto que o senhor tem?


__ Depende. (Imaginem aqui o delicioso sotaque português, por favor)


__ Depende de quê?


__ Depende de si, não de mim!!



Meu corpo todo deu uma gargalhada unificada. É uma gracinha esse jeito literal do Português, que nos ensina a rever o óbvio, de supetão. E nada mais surpreendente do que enxergar algo claramente, mesmo que isso esteja o tempo todo na nossa frente. Dito isso não houve mais espaço para nenhuma discussão sobre seus vinhos. E nem sobre mais nenhuma escolha nessa vida.



Região da Bairrada, mais precisamente a Quinta do Ribeirinho, região de onde vem os vinhos do Luis Pato

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A criatividade e talento estão em todos os lugares

Pra quê assistir ao Cirque du Soleil em Paris se temos isso na Bahia?

sábado, 15 de agosto de 2009

Sábado enogastronômico

Bom para reencontrar uma amiga e conversar sobre a delicadeza dos homens. Sim, existem aqueles que ainda nos surpreendem com flores todos os aniversários de namoro, abrindo a porta do carro, pagando a conta do restaurante ou enviando caixas de chocolate antes que bata aquela vontade. É uma delícia divagar sobre o que gostamos ou não nos nossos amores. Conversar tomando algumas taças de vinho é algo especial; a bebida convida à intimidade e ao prazer de perceber como a vida pode ser leve, colorida e surpreendente. Nunca igual, como foi nosso almoço.
Foi no deck da Enoteca Decanter esse encontro, desfrutando de uma ideia de gênio do proprietário dessa loja de vinhos/espaço enogastronômico. Todos os sábados o sommelier Nelton Fagundes e o enólogo Lisandro Neis apresentam quatro taças de grandes vinhos para acompanhar quatro pratos - elaborados pelo chef Adenílson Fiúza - durante o almoço.

Entrada 1: Salada Verde de figo, parma e azeite extra virgem harmonizado com o vinho branco Gros Manseng - Sauvignon Alain Brumont 2006 (Madiran - França)


Entrada 2: Camarão flambado com Brócolis harmonizado com o vinho Rose Cabernet Sauvignon Ramón Roqueta 2006 (Catalunya -Espanha)


Prato Principal: Filet Mignon com purê de batatas e molho de uva harmonizado com o vinho tinto Syrah Kailá Fatasciá 2005 (Sicília -Itália)


Sobremesa: Creppe com creme pâtisserie com frutas vermelhas harmonizado com o vinho branco de sobremesa Château dês Tours - 2005 (Saint-Croix-Du-Mont - França)


Le Verre de Vin: Essa é a máquina inglesa, mas inventada por franceses, que retira o O2 das garrafas de vinho. Com ela, a enoteca pode vender uma quantidade e variedade maior de vinhos em taça, pois eles tem vida útil maior, de até 90 dias. Para quem quer conhecer mais sobre esse universo é uma ótima oportunidade, já que pode-se tomar apenas uma taça de um vinho raro sem ter que desembolsar uma fortuna na garrafa ou então não dispensar a bebida só porque não está com ânimo de beber uma garrafa inteira. Na foto, o enólogo Lisandro Neis, que me explicou que a máquina é bem diferente do Vacun-Vin, pois controla a quantidade certa do gás e a pressão que pode ser feita em cada vinho. O Vacun- Vin é manual e corre-se o risco de se retirar mais do que o ar e com isso tirar os aromas e parte do álcool da bebida.

Cíntia, obrigada pela agradável companhia.

Fotos: Carol Godoi

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Para dormir feito anjo


Minha vida mudou depois desse colchão. É que ele é enooorme, macio na medida certa e tem molas individualizadas (se o maridão resolve dar um pulo do outro lado eu nem fico sabendo). Foi um excelente investimento, devido a sua tecnologia avançada, mas agora eu só quero dormir na minha cama, nem penso mais em viajar, e tenho mais problemas para levantar de manhã. Aqui em Belo Horizonte ele é vendido na Mil Colchões, mas aconselho pesquisar na internet o preço de São Paulo, que geralmente é muito mais barato do que os daqui (vai entender). Ou você decide por pagar o frete, que é barato e pode compensar, ou usa isso para negociar um desconto por aqui mesmo.



Outra descoberta foi a Scavone. Afinal um colchão não é nada sem uma roupa de cama linda e bem macia. Simplesmente um show as roupas de cama, mantas, cobertores e colchas. Dê prioridade àquelas com mais de 200 fios, aí você vai sentir na pele a diferença. Comprei todas dessa marca, pois a qualidade é excelente e o preço é justo. Dá para comprar pela internet na Home Loja, ou se você, como eu, adora passear em lojas de cama, mesa e banho pode comprar na Monograma, que aliás tem outras marcas incríveis também. Antes que alguém pergunte, é claro que eu amo a Trousseau, mas só compro lá em época de liquidação e olhe lá. Em Agosto começa, não custa nada tentar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os DNAs TOPS

Se pedissem para enviar a um planeta distante uma amostra masculina e outra feminina dos seres humanos esse casal abaixo seria perfeito. O problema é que os dois correriam grande risco dos ETs não os devolverem para a terra nunca mais.


Gisele Bundchen e Rodrigo Hilbert em campanha para Colcci: Verão 2010. Tomara que o meu verão tenha esse estilo e esse visual...

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Impossível assistir a um só


O nome dele é House, Doctor House, um tipo de Sherlock Holmes da medicina dos olhos azuis mais penetrantes que já vi. A aclamada série norte-americana, criada por David Shore, já recebeu vários prêmios, merecidamente.
O personagem principal, Dr. Gregory House, interpretado pelo ator inglês, Hugh Laurie, é um dos grandes chamarizes da série, que tem excelente roteiro e direção. O mistério nos envolve o tempo todo; as doenças insolúveis apresentadas são todas raras e reais, mas eu quero mesmo é falar dele.
Infectologista e nefrologista, ele chama a atenção por elaborar diagnósticos improváveis e sempre acertar na mosca! Não por acaso, o que me atrai nele é o ceticismo, mau humor, ironia, impaciência com os simples mortais que trabalham com ele, comportamento anti-social e total falta de interação com os pacientes, afinal como ele diz "Everydoby lies". Ele não respeita regras, não aceita não como resposta e não há nada que o impeça de buscar a resposta de um mistério. E porque esses atributos se transformam de repente em qualidades e não defeitos? Simples, ele é foda (desculpe o meu francês mas não há palavra melhor para defini-lo), lindo e charmoso, mesmo mancando. House tem um problema na perna, usa bengala e é viciado em remédio contra dor e é essa pequena deficiência que ele usou ao responder uma provocação de um colega de trabalho. "Você acha que é Deus!?" E ele disse: "E por acaso Deus manca?"


A série está sendo exibida no Brasil no Universal Channel (canal 43 da NET) de segunda a sexta às 20h.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vem aí a Encontro Gastrô


Estamos a todo vapor para produzir a sétima edição da revista especializada em gastronomia que o mineiro adora! Desta vez você pode dar seu pitaco e ajudar os especialitas a escolherem os melhores em nada menos do que 30 categorias.
Para votar clique aqui

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Turista na própria cidade

Não poder viajar para outra cidade por falta de tempo ou excesso de trabalho não pode ser desculpa para não aproveitar a vida, descansar, relaxar, cuidar de si e de quem você ama.
Esse fim de semana fiz algo diferente, algo que quase ninguém nem pensa em fazer. Me hospedei num hotel na minha própria cidade. O que começou com um excelente jantar acompanhado de um espumante, servidos no quarto, se prolongou com um início de manhã maravilhoso, com bela vista da cidade do vigésimo primeiro andar, dentro de uma enorme banheira de hidromassagem com muita espuma. Só assim mesmo para acordar de bom humor, né?
Depois, o café da manhã não poderia ter sido melhor. Além de frutas super saudáveis, iogurtes e queijos leves tinham também inúmeras opções de quitutes bem mineiros. Só aqui em Belo Horizonte mesmo para ter tudo o que mais gosto de comer ao acordar num hotel: bolo de fubá, broa salgada e pão de queijo quentinho.
Fiquei de bobeira na agradável recepção lendo os jornais todos (admito que nessa hora fiquei estressada ao saber que a volta às aulas foi adiada; pensei em arrancar os cabelos, mas achei que o momento era de aproveitar e pulei essa parte) até que fiz a digestão e fui conhecer a academia. Me impressionou os aparelhos modernos – todos da Reebok – e como ando numa fase de total empolgação fiz meu treinamento aeróbico e as necessárias abdominais em frente à uma enorme TV de plasma. Isso me entreteve tanto que fiz até mais tempo do que pretendia.
Eu podia contar também da piscina interna, coberta (adoro!) e aquecida que eu usei em seguida... Podia contar das saunas seca e à vapor que fiz ... até que eu ajudei Júlia Lemmertz (sim, a própria senhora Alexandre Borges) a ligar a esteira pois ela se atrapalhou e não achou o botãozinho ON... ou dos momentos incríveis que tive para comemorar 10 anos de namoro, mas acho melhor guardar essas intimidades só para mim. Essa idéia foi sensacional, porque sempre que queria fazer algo rápido e romântico com o maridão para comemorar uma data especial eu desistia por achar que motéis são cafonas, com apetrechos demais, espelhos demais, pressão demais e opções de menos. Veja bem, opinião de agora, claro que com 19 anos eu não achava o mesmo. Desconfio que não sou só eu que pensa assim, senão não existiria essa promoção própria para os apaixonados, que podem ser recém-casados ou aqueles que querem renovar a paixão. Então, a partir de agora vou optar por hotel e não motel.
O mais legal foi que, ao sair, todos da equipe (o mocinho do check-out era a cara do Vladimir Brichta...) se despediram educadamente, dizendo: “Boa viagem!” E eu pensei, “ufa, ainda bem que não vou precisar enfrentar estrada nem aeroporto, pois minha viagem até em casa vai durar exatos 5 minutos”.