segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O novo livro do meu avô


Uma história que emociona, repleta de bom humor. Indico não só porque tem as histórias dos meus antepassados, peripécias do meu pai, a passagem do meu nascimento, mas por ser filosófico e cheio de lições de como saber viver. Fazendo uma alusão à passagem do livro: "O meu santo encontra o meu nome todas as vezes que leio seus livros, vovô."
Abaixo o release do livro enviada pelo artista responsável pelo texto final, foto, capa e diagramação, meu tio Marcílio Godoi.

Seu Marciano escreveu sua história. Não a dele, mas a sua mesmo, caro leitor. Todo brasileiro tem essa história, é fruto dessa mesma saga familiar. E se não for sua história, eu lhe asseguro, é a de seu pai. E, se por algum acaso não for a de seu pai, a seu avô essa história pertence. O que é o mesmo que pertencer a você. Sim, porque todos nós descendemos de índios, negros ou imigrantes miscigenados, certamente com a epopeia de uma grande diáspora para algum centro urbano em um momento chave da trajetória.
Sim, Marciano, hoje aos 86 anos, beneficiou-se das facilidades que o advento do computador trouxe para a produção de textos livres. Mas não se faz um escritor apenas com o uso correto de uma ferramenta amigável. Senhores, podemos lhes garantir, não é a flecha, é o índio. Marciano da Costa Godoi já se revelou exímio prosador em seus dois livros anteriores, A beira do rio e O pé da serra, recheados de contos coloridos da mais deliciosa sintaxe afetiva mineira. Não estamos diante de um escritor tardio, mas de um escritor outonal, com a memória crítica em plena forma.
Agora, os parentes são os personagens reais; o cenário são os quatro cantos de uma Minas Gerais selvagem, indomável; a realidade, imitando a ficção, é o detalhado e muito bem tramado roteiro de um grande épico cotidiano de mais de dois séculos. A coisa é essa - Mentiras que aconteceram mesmo tem o filosófico sabor advindo de acontecimentos espetacularmente banais. Foi mais ou menos assim que o jornalista Marcílio Godoi editou o texto original, as histórias de Marciano, seu pai, transformando-as em um romance encadeado de sentido no espaço-tempo da vida comum, incrivelmente comum.


Livro: A coisa é essa – Mentiras que aconteceram mesmo
Autor: Marciano da Costa Godoi
Prefácio: Luciana Seabra de Godoi Baracho
Preparação e texto final: Marcílio Godoi
Editora: Sagüi – São Paulo – (11) 3846 5075 – 3846 2387
Conteúdo: 320 páginas
Preço: R$33,30

Onde comprar: Livraria Leitura Megastore do BH Shopping


Vovô Marciano

2 comentários:

Fernando Lutterbach disse...

Este livro realmente está maravilhoso. É bem escrito, bem humorado, bem editado, bem organizado e muito divertido. Parabéns ao vovô Marciano e ao Marcílio.

Camila Godoi disse...

Ontem estava eu, mergulhada em meio a onça, tiros, cavalos, viagem, amor e traição. Esse é só um pedacinho da nossa história. O livro é lindo!