sexta-feira, 28 de maio de 2010

Isso,isso,isso


Bastou que eu apresentasse um episódio do Chaves, que está sendo exibido no SBT todas as manhãs, que o Davi simplesmente adorou. E eu tinha me esquecido de como é bom esse programa! É que na adolescencia, ao ver meu irmão mais novo assistindo eu empinei o nariz pra isso, como se dizesse: cresci.
Atualmente só o que é exibido são programas politicamente corretos, totalmente pedagógicos com ensinamentos do que comer, como se comportar, escovar os dentes, respeitar os amigos, reciclar o lixo. Até o Mickey Mouse da geração do meu filho é interativo: o desenho virou uma aulinha com o ratinho professor. Cadê a diversão por si só? O pica-pau, sacana e aproveitador como só ele, foi banido do mapa. E o engraçado é que o DVD antigo que tenho do personagem é o que o Davi mais gosta.
Acho que as crianças bem educadas, protegidas pelos pais e pela escola sabem (e vão aprendendo com nossa ajuda) diferenciar o certo do errado e se divertem muito quando vêem cenas bem humoradas de alguma situação que nunca aconteceria na vida real. Por exemplo, quando o "seu Madruga" dá um cocão na cabeça dos meninos, Davi morre de rir. Só é engraçado porque não faz parte da realidade dele, senão seria de chorar. Só é engraçado ver o Chaves morando num barril porque Davi tem a casa dele super protegida, mas as crianças sabem e sentem que tudo tem (ou pode ter) um fim e acho que é reconfortante para elas verem alguém que não tem nada nem ninguém no mundo, como o Chaves, conseguir sobreviver com tanta graça nesse mundo cão. Na minha opinião de leiga, não adianta proteger nem afastar as crianças de tudo o que é feio, injusto, mau e errado. Aliás acho que elas precisam conhecer para saber se proteger.

3 comentários:

Fernando Lutterbach disse...

Concordo plenamente, você falou e disse! Beijos.

Fernanda disse...

É verdade... Os desenhos de hoje chegam a ser chatos, de tão certinhos...

Bruna disse...

Ai Carol! Vc é mara! Escreve tao bem!!! Adorei! É isso MESMO!!! BJO BU