sexta-feira, 16 de julho de 2010

Passeio pelo Chile em um almoço


Sergio Cuadra me contou hoje que na Caliterra, que fica no valle do Colchaga, há 150 km ao sul de Santiago (Chile), acontecem muitos incêndios no verão. Para quem produz vinho, isso é o inferno. Só que lá eles conseguiram evitar o fogo destinando 750 ha de terra a cavalos selvagens (que nunca são montados, para evitar que o homem os roube). Os cavalos, livres, pastam sem agredir o solo, as plantações ficam mais baixas e fica mais difícil de haver fogo e das chamas se espalharem.Isto protege os 1.085 ha dos vinhedos e a incrível mata nativa preservada.

Sergio é chief winemaker dos vinhos Caliterra e nos apresentou o vinho ícone deles, o Cenit. Degustei as safras de 2005 a 2008. Achei a de 2007 mais elegante e mais pronta para ser consumida já.




Ele fez uma brincadeira divertida antes do almoço: Levou as uvas da safra de 2009, que ainda não está sendo comercializada, para que fizéssemos o nosso vinho, com a porcentagem que quiséssemos. Fizemos assim: 15% Malbec, 60% Cabernet Sauvignon e 25% Petit Verdot. Cada grupo provou todos sem saber qual era o seu e votou no melhor. O nosso não venceu, acho que ficou muito pontente, cheio de personalidade por causa da Petit Verdot. Vamos dar a ele alguns anos, quem sabe?







Os vinhos caíram muitíssimo bem com este risoto de shitake com cordeiro.
Os Caliterra podem ser encontrados na Enoteca Decanter, a quem agradeço o convite para esta palestra-degustação.

Um comentário:

Fernando Lutterbach disse...

Carol, lendo este belo texto, percebi que você hoje deve ter se sentido, literalmente, no seu lugar! Parabéns pelo texto e por ter um trabalho tão nobre. Beijos.