segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Impressões do Rio

Venho muito à cidade maravilhosa e gosto de cada vez me comportar como se fosse um lugar totalmente novo para mim.
Descobri o restaurante japonês Yumê - que Madonna já tinha ido primeiro, tá certo - e adorei. Pratos criativos, local agradável mesmo estando cheio e tudo na medida (peixes e o arroz). Só erraram ao não explicar o acréscimo de preço ao adaptar o combinado do cardápio. A entrada foi ótima, feita com uma massa que parece papel de arroz e recheio de salmão.
Outra descoberta foi o novo must dos fast foods por aqui: os tapas! Um bar do Leblon, chamado Venga! , que serve todos os tira-gostos típicos da Espanha. E com o mesmo gosto. Eu sei porque já provei in loco. Apesar de pequeno o ambiente é super bem decorado, os atendentes super profissionais. Está sempre cheio, mas como os tapas são bem rapidinhos de comer, não é difícil esperar. Tudo que experimentei valeu a pena, menos a tortilla, que estava meio seca e dura, provavelmente por ter sido feita com antecedência para que o pessoal desse conta do grande número de pedidos. Para beber a boa pedida são as sangrias, que variam nas frutas usadas (maçã, morango, laranja) e no vinho. A que eu pedi foi com espumante rosè. Hummmm, vi estrelas...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Nova edição GENTE FINA

A revista Encontro já saiu; está quentinha nas bancas.
Veja a minha coluna clicando aqui, mas já aviso: conferir no papel é muito mais gostoso e mais bonito.
Beijocas!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

AUTOR ABUNDANTE

Por algumas vezes já assisti no Jô Soares algumas pessoas recitando um poema, que já caiu no gosto popular, e tomarem a autoria para si. É um soneto, que corre o Brasil há 70 anos, mas que foi escrito aqui mesmo em Minas Gerais, por A. B. Lopes Ribeiro, um poeta de Paraisópolis, sul do estado. Não por acaso esse poeta (que foi jornalista; taí de onde vem o DNA) é meu bisavô, pai da minha avó Etelvina, que fica indignada cada vez que lhe tomam a autoria. O tal soneto não foi registrado, nem publicado sequer, por causa de uma palavrinha que na época chocava a todos os que se diziam "guardadores da moral e dos bons costumes". É de impressionar que até hoje ele esteja vivo e sendo de tempos em tempos recitado (um pouco modificado como é próprio da oralidade) e agradando tanto, já que vivemos em épocas de sexo explícito das imagens e rimas.
Para fazer um pouco de justiça ao autor reescrevo - diretamente dos seus originais manuscritos -esse soneto abundante de humor, lirismo e despretensão.

QUANDO ELA PASSA
(A.B. LOPES RIBEIRO)

Quando ela passa... todo mundo espia
Não sua cara, que não é formosa
Mas a bunda... que bunda deliciosa
Em bunda nunca vi tanta magia!

Requebra... mexe... vira... rodopia
Dentro de uma expressão maravilhosa
Deve ser uma bunda cor de rosa
Da cor do céu, quando amanhece o dia

E ela que sabe que essa bunda é boa
Vai pela rua requebrando à toa
Deixando a multidão maravilhada

E eu contemplei-a num silêncio mudo
Embora a cara não valesse nada
Aquela bunda só me vale tudo!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ano novo, agenda nova


Conheci o Júlio Toledo recentemente, e por coincidência descobri que ele é "irmão" de uma pessoa querida que já trabalhou comigo na extinta e saudosa Rádio Geraes FM, a Lalinha. Ele está com um projeto super bacana, que vale a pena conferir. Para você que adora cores e flores; para você que ama a sua cidade; para você que é fã de fotografia; para você que precisa se organizar e de forma charmosa (uma agenda não precisa ser sem graça); para você que gosta de inovar nos presentes natalinos; para você que gostaria de guardar cartões postais inusitados da própria cidade.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Minha inspiração atual

Não por acaso, aqui estão duas: Hepburn (esq) e ela, com toda sua graça.

Capa da Life Magazine

Em seu casamento com o príncipe de Mônaco, Rainier III

Elegância, beleza, carisma, talento, charme: musa cinematográfica que conquistou todos os coreções dos principais galãs, para depois simplesmente virar as costas e se tornar... princesa!


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nesse casamento eu fui assim













E a jornada pelos casamentos deste ano continua, gente! Dessa vez optei por um vestido preto todo cheio de pequenos e importantes detalhes (Chicletes com Guaraná): do forro até algumas pregas charmosas na frente, além do laço que pediu um coque, clássico. A sandália é antiga (Le Solier), mas o look pediu uma cor. Antes que me perguntem: o esmalte nos pés é Atrevida e nas mãos um nude perfeito que descobri, o Gengibre (tem que passar três camadas). O make não teve nada demais, eu mesma fiz, mas contou com ajuda de poderosos cílios postiços que salvam toda e qualquer mulher que quer dar um UP!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Olha só meu novo espaço na Encontro!! :)


A minha foto (linda) foi feita pelo Nando no estúdio do nosso amigo Bressane. Tudo bem que a modelo (mara...) ofuscou um pouco, e foi essa a intenção. Gente fina, elegante, sincera e cheia de conteúdo e sucesso vão estar nessas páginas todos os meses. Tô dando tudo de mim e adorando o desafio. A minha companheira de jornada na coluna é a jornalista Ana Cláudia Esteves - linda, magra, loira e inteligente, viu pessoal!? :)

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Em que mundo vivemos?


A pergunta é por falta total de capacidade de entender por que a estudante Geisy Arruda está sendo escalada para editoriais de moda, ensaios de noiva, desfile de escolas de samba... Bonita não é, não tem corpo bem torneado, nem rosto, nem cabelos... Simplesmente a moça viveu uma polêmica, e só. Num mundo de gente sã deveria ter acabado aí, mas não!
Ela deve estar pensando assim: "Meu Deus, realmente há males que vem para o bem", no caso dela o bem do cofrinho, literalmente. No nosso caso é o contrário porque eu acredito na beleza e no conteúdo da mulher. Essa aí não tem nenhum dos dois.
Foto retirada do Ego.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Paz pela música

Um projeto encheu de lágrimas os meus olhos e de esperança o meu coração.
Assista aqui.

Entenda o Playing for Change com o depoimento de Mark Johnson, que conta como tudo começou.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tente responder

Por que tudo cai para baixo?
Por que o céu não cai?
Por que a terra gira?
Por que tudo flutua no espaço?
Por que existe dia e noite?

Por que tem tanta gente no mundo?
Por que o urso polar é branco?
Por que o gato faz "grrrrr"?

O "Deus" é gente? Onde ele mora?
Eu também vou morrer?
Como o homem apareceu no universo?
O que é reciclagem?
O que é ser valioso?
O que é acrobacia?
E finalmente, por último e não menos importante:
Michael Jackson é menino ou menina?

Autoria: Davi

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Produção casamento que dá pra usar depois?

Tendência flúor/neon+ vestido curto+ pérolas+ frente básica-costas escândalo.
Idealizado por mim (vi numa revista e adaptei pro que eu queria) e executado pela Cinara. Amo!




Obrigada Maira e Bruna pelas fotos. Beijosss!

sábado, 14 de novembro de 2009

Você, meu pequeno poeta

Eu estava no banheiro me aprontando para sair. Como estava me maquiando e queria você por perto, levei papel e canetinhas para te distrair. Eu pinto daqui e você colore daí...
Sem querer esbarrei meu cotovelo em sua cabeça.
__ Me desculpe, meu anjo!

Sem se alterar, ainda concentrado no seu desenho você me entregou esse presente-palavra:

__ Não tem problema, mamãe. Nada que vem de você dói.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A sacerdotiza da moda



A fila para os autógrafos do livro Confidencial (editora Jaboticaba) em BH estava enorme, e a maioria das pessoas estava comprando mais de três livros para ela autografar. Ela não reclamou, nem parecia cansada, mesmo num dia cheio de calor como foi ontem! Até quando seus assessores vieram se certificar se ela queria mesmo continuar ela nem titubeou: "Estou ótima!"

Já no comecinho do livro Constanza Pascolato diz: "Não sou atriz de novela, não canto, não danço e, aos sessenta e nove anos, as pessoas pedem para tirar foto ao meu lado como seu eu fosse uma pop star. Se eu acho isso o máximo? Óbvio que sim. Ainda mais no Brasil onde normalmente esse tipo de reconhecimento só acontece com quem aparece na TV, o que não é o meu caso."

Sabe o que mais aprendi com ela ontem? Para ser notada seja discreta, para ser ouvida fale pouco (de preferência baixinho). Nunca exija atenção, senão ela não vale nada... Agradeça sempre às pessoas, mesmo que você saiba que são elas que deveriam agradecer a você. (Constanza me agradeceu três vezes por estar lá, pelas palavras que eu disse a ela, acredita?Precisava? Claro que não.)E finalmente, algo primordial: Sorria.

Agradeço ao meu amigo, o fotógrafo Eugênio Gurgel, que fez essa imagem aí de cima para mim e à minha irmãzinha que criou o meu look da noite.

domingo, 8 de novembro de 2009

Minas Trend Preview - minha visão

Foi incrível! O que fui fazer por lá vocês vão ver e ler na próxima Encontro, mas as fotos que fiz foram especialmente para essa minha casinha tão querida. Posso dizer que amei as roupas da Faven, Vivaz e que o Victor Dzenk deu um show (gosto dele desde sempre, mas ver na passarela moda, arte e música clássica é sempre uma emoção a mais).

Faven
Sandália gladiadora: eu quero!



Calça de Lamê ou Cirrê: eu quero! Essa é a Chouchou, nova grife da Patachou para teens.

Bolsas rock and roll do Celso Afonso: eu quero!

_+_+_+_+_+_+_+


Um parêntesis importantíssimo: o meu novo melhor amigo fotógrafo, Bressane, dedicou um post para mim e para o Fernando. Corram para ver. Eu babei e pulei de alegria.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Culinária de sonho


Eu fui ao Olympe, restaurante do Claude Troigros no Rio de Janeiro.
Este aqui foi meu prato principal, chamado de AGNEAU, um lombo de cordeiro em roupa de shitake, batata Crisp e parmesan Grana Padano.




Nem palavras e nem a imagem serão fiéis à experiência única que eu tive por lá.
Brinquei que se tivesse no corredor da morte seria este meu último jantar. :)
Digo isso porque sempre me intrigou cenas desse tipo nos filmes; sempre pensei que nunca poderia me decidir por uma única e última comida. Taí: posso morrer com a barriguinha cheia e feliz.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O motivo da minha alegria

Agora já posso contar a novidade: é verdade, vai sair na próxima Encontro, que está estourando nas bancas.
Saiu até no Jornal.
Tô feliz e queria dividir essa energia com vocês.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

2009

É o nome do restaurante com gastronomia requintada (?) bar (?) casa especializada em drinks e coquetéis super diferentes (?) hot point (?) espaço de exposições modernas (?) lugar para curtir um som bacana (?). Enfim, tudo isso! É um meio termo para quem não está afim de um buteco nem de um restaurante muito fino e cheio de frufu, mas que tenha o melhor dos dois.
Sem erro, vai lá. Os preços nem são absurdos nem nada. E ainda: fica na savassi!
O curioso é que o lugar muda de nome todo ano, para acompanhar o tempo que passa.
Sugestão de drink: Spicy (tem maracujá, pimenta, tabaco e vanilla absolut).
Prato saboroso e suuuuper saudável: salada de quinoa com camarões. hummmm.


Foto de um ambiente do 2009 produzido pelo artista Alexandre Mancini

2009
Rua Levindo Lopes, 158
31 3327 6766

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Com retoque ou sem retoque?

Muito se comenta sobre fotos digitalmente modificadas. Alguns defendem, outros atacam, mas é inevitável o movimento dos fotógrafos para acompanhar a moda e os desejos das mulheres que querem se ver livres de todos os seus microdefeitinhos. As revistas estão todas seguindo essa tendência e os leitores acostumados a ver imagens tratadas no photoshop. Confesso a vocês que tinha uma super curiosidade para ver como eu ficaria com os recursos que a tecnologia digital poderia fazer. O Nando foi fazer um curso com o Bressane e eu servi de modelo. Adoramos a experiência. Além de ser super gente fina e servir um lanchinho "da hora", o cara é mesmo fera no assunto.
As fotos a seguir são feitas pelo Nando durante a aula e depois tratadas por ele em casa. Qual você prefere?

COM RETOQUES



SEM RETOQUES

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dica para as meninas


Tirar a maquiagem às vezes pode ser uma luta, se você não usa o produto certo. Pois eu acabo de descobri-lo. O Gel de Limpeza ARL Green Tea Adcos pode ser usado só para limpar o rosto de manhã e para tirar a maquiagem, sem precisar fazer força e ferir a pele de tanto esfregar. Parece mágica mesmo. E o melhor, o ARL em questão preserva a saúde da pele com ação anti-radicais livres. O extrato de chá verde associado ao de aloe vera proporciona propriedades anti-sépticas sem igual e é super refrescante. É só passar com um algodão e enxaguar em seguida. O preço é meio salgado: R$ 73, mas dura pra caramba!
O produto é brasileiro, próprio pra nossa pele. É o que eu mais tenho ouvido ultimamente: o Brasil é o futuro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Meus Favoritos

Tô aqui no fechamento da revista e adorei reencontrar os meus favoritos no meu antigo computador. Resolvi dividir essa lista íntima do que fazia parte do meu dia há pouco mais de um ano atrás com vocês.

Blog da Marina W
Blog do Miguel Paiva
Uêba!
Blog do Antônio Prata
Notas do César Giobbi
Palavra Aguda
Vídeo que me dá a risada do dia
Calendário Humano
Blog do Marcelo Tas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O novo livro do meu avô


Uma história que emociona, repleta de bom humor. Indico não só porque tem as histórias dos meus antepassados, peripécias do meu pai, a passagem do meu nascimento, mas por ser filosófico e cheio de lições de como saber viver. Fazendo uma alusão à passagem do livro: "O meu santo encontra o meu nome todas as vezes que leio seus livros, vovô."
Abaixo o release do livro enviada pelo artista responsável pelo texto final, foto, capa e diagramação, meu tio Marcílio Godoi.

Seu Marciano escreveu sua história. Não a dele, mas a sua mesmo, caro leitor. Todo brasileiro tem essa história, é fruto dessa mesma saga familiar. E se não for sua história, eu lhe asseguro, é a de seu pai. E, se por algum acaso não for a de seu pai, a seu avô essa história pertence. O que é o mesmo que pertencer a você. Sim, porque todos nós descendemos de índios, negros ou imigrantes miscigenados, certamente com a epopeia de uma grande diáspora para algum centro urbano em um momento chave da trajetória.
Sim, Marciano, hoje aos 86 anos, beneficiou-se das facilidades que o advento do computador trouxe para a produção de textos livres. Mas não se faz um escritor apenas com o uso correto de uma ferramenta amigável. Senhores, podemos lhes garantir, não é a flecha, é o índio. Marciano da Costa Godoi já se revelou exímio prosador em seus dois livros anteriores, A beira do rio e O pé da serra, recheados de contos coloridos da mais deliciosa sintaxe afetiva mineira. Não estamos diante de um escritor tardio, mas de um escritor outonal, com a memória crítica em plena forma.
Agora, os parentes são os personagens reais; o cenário são os quatro cantos de uma Minas Gerais selvagem, indomável; a realidade, imitando a ficção, é o detalhado e muito bem tramado roteiro de um grande épico cotidiano de mais de dois séculos. A coisa é essa - Mentiras que aconteceram mesmo tem o filosófico sabor advindo de acontecimentos espetacularmente banais. Foi mais ou menos assim que o jornalista Marcílio Godoi editou o texto original, as histórias de Marciano, seu pai, transformando-as em um romance encadeado de sentido no espaço-tempo da vida comum, incrivelmente comum.


Livro: A coisa é essa – Mentiras que aconteceram mesmo
Autor: Marciano da Costa Godoi
Prefácio: Luciana Seabra de Godoi Baracho
Preparação e texto final: Marcílio Godoi
Editora: Sagüi – São Paulo – (11) 3846 5075 – 3846 2387
Conteúdo: 320 páginas
Preço: R$33,30

Onde comprar: Livraria Leitura Megastore do BH Shopping


Vovô Marciano

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O melhor café do mundo


Já pode ser encontrado em BH o café produzido lá na terra do meu sogro, São Sebastião do Paraíso (MG). É só ir ao Mercado Central, na loja Empório Paraíso (ljs 92 e 94), que fica próximo aos banheiros do local.
Você nunca mais vai querer tomar outro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A primeira página

O Newseum (D.C's most interactive museum) é um site pra gente colocar para sempre no nosso "Favoritos". Todos os dias mostra a primeira página dos jornais mais importantes de todo o mundo. Funciona assim: cada bolinha laranja nos mapas dos continentes são jornais de cidades daquele estado ou país; você posiciona o mouse e visualiza a primeria página. Clicando sobre a bolinha, você tem a página em tamanho maior, para facilitar a sua visualização. E na parte superior da página ampliada está o link para acessar o jornal!
Passeie por lá clicando aqui.

domingo, 11 de outubro de 2009

O máximo em web design

Recebi de uma amiga que mora na holanda. Esse site, o HEMA.
Espere carregar e não mexa em nada. Espere a surpresa!

Ah! Tem também as fotos mais lindas que o Nando já fez na vida (sem falsa modéstia). Corre lá.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Lugar de lavar roupa suja é...


...no celular?
Ando muito pelo meu bairro e todos os dias acompanho os passos apressados de alguém, testa retesada, olhos raivosos, braços e mãos gesticulando muito com o tal aparelho acoplado em um dos ouvidos. Passa por mim com pressa, voz alterada; muito estresse. Participo, mesmo sem querer, de parte de problemas de quem nem conheço, como se já não bastassem os meus. E o pior é que não fico nem sabendo o início, nem o desfecho.
__ Da próxima vez vou desligar meu celular e você nunca mais vai conseguir me achar!
Diz uma.
__ Para que eu assine um contrato eu tenho que ler muito antes, saber os meus direitos e deveres!! Não pode ser assim!!
Diz outra.
__ Eu falei para ela que não ia aceitar aquele procedimento e sabe o que ela teve coragem de me dizer?!
Se admira gritando mais outra.

O celular levou a sala, o escritório, o quarto e até a cama para o meio das ruas. Isso é que é show de realidade sem precisar de câmera pay per view 24 horas no ar.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nova Encontro

Convido você para ler uma reportagem especial que fiz sobre a Ceasa Minas para a revista Encontro. Adorei! Passei por lá quatro dias e fiz pesquisa durante um mês para produzi-la. Foram muitos entrevistados interessantes para me ajudar a fazer o mesmo caminho que o alimento faz, desde a semente até à mesa para seu almoço saudável.
Clique aqui.

Ainda no tema Gastrô, veja só quem foi o ganhador do melhor chef da cidade. Foi até difícil escrever sobre ele, pois já fizemos tantos perfis! Ele sempre ganha.
Leia: Ivo, o mestre!
Teve o chef revelação também, o Luiz Thiago Guerra, que foi um prazer conhecer!
Confira sua mistura inovadora.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rapte-me camaleoa

Antes de cortar as madeixas deu para fazer uma produção para um casamento que eu estava querendo à tempos. Com muito gel e laquê antes do babyliss, o penteado segurou bem até o dia seguinte!



A maquiagem é minha e as fotos? Adivinha!?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Quer rir um pouco?

Duvido que você não se apaixone por esse vídeo. E se um é bom, dois é ótimo, três é excelente e quatro... é isso aí que você vai ver.


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Descoberta sem precedentes


O mundo perdeu um advogado, mas ganhou em sabor. O simpático Chiari, hoje chef de cozinha, me convidou para conhecer a chácara dele, num evento temático que o Fernando resumiu bem.

Eu quero mesmo é destacar a produção artesanal, verdadeira arte de defumar e curar carnes utilizada há séculos na Itália, e que ele reproduz com perfeição em Belo Horizonte, mais precisamente na região da Pampulha. A salumeria conta com vários tipos de produtos de dar água na boca, e o Chiari faz questão de explicar tintim por tintim, com elegante paciência, para todos que vão provar. O mesmo posso dizer dos pães, sejam eles italianos, franceses, alemães... Tudo isso acessível, sem aditivos químicos ou conservantes! Se você ficou com água na boca, saiba que tudo isso pode ser encomendado, em qualquer quantidade.

É só ligar lá: 31 - 3427-1006.


É muito bom! Provei e já estou querendo mais. Algo de primeiríssimo mundo, pertinho da gente.



Fotos Fernando Grilo

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O circo - 1928

Este pequeno filme é uma raridade. Está aí uma cena super singela do Charles Chaplin, gênio!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Garimpo no Shopping Oi(apoque)

Totalmente democrático!

Adoro esse lugar, ficaria lá horas e horas sem precisar pensar na vida real. Fiz algumas boas descobertas, me esqueci de comprar coisas básicas, por isso em breve: novo post sobre o mesmo tema. A dica é caminhar bastante pois existem várias lojas vendendo a mesma coisa, mas algumas tem melhor qualidade. São três andares e as lojas mais escondidas costumam ter preços muito bons. Pechinchar é a lei no shopping Oi, não importa se você é proletário ou madame!

Me senti na China, devido à quantidade de chinesinhos falando enrolado, com bebês pequenininhos no colo ou dormindo em carrinhos dispostos nos corredores.

Tem de tudo por lá, pense em algo qualquer e tenha certeza que no shopping Oi tem.

Saca só as minhas escolhas:

Sutian mágico, que cola nos seios, para usar quando a roupa é decotada nas costas. Diga não às alças transparentes pelamordedeus! R$12

Fragrância nova da Victoria Secret que estou apaixonada. O produto é original e custou R$35. Saiu com descontinho à vista por $30.

Presente de aniversário (um dos) para o maridão. Lançamento da Montblanc, só que esse é meiofalsi. R$35

Eu, que nem uso relógio, resolvi comprar um, só porque achei a minha cara. Adorei o brilho e a pulseira de acrílico. R$25.
Fotos Carol Godoi

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Celebre Carlos Drummond de Andrade


A Record nos dá uma boa notícia: para comemorar os 25 anos que C.D.A é publicado pela editora estão lançando um belo site. Lista completa dos seus livros, fotos e vídeos dele em cotidiana beleza, além de homenagens feitas por aqueles que o amam. O site conta ainda com poesias, contos e curiosidades atualizadas semanalmente pelo neto dele, a quem já tive o privilégio de entrevistar, o simpático Pedro Drummond.

Vale muito tirar uns minutinhos para conferir essa novidade!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Bahia combina com Itália?


Pelo que provei ontem, combina muito, graças à criatividade e talento de três chefs: os anfitriões (Matuzalém e Ozeas) e o convidado de honra, Memmo Biadi (Dona Derna).
O encontro aconteceu numa casa, que fica na Pampulha, com jeito bahiano e receptividade mineira.
A noite começou com camarões com molho bem baiano, acompanhado de grissinis. Depois tomamos um caldinho com jeito de capuccino: tinha o caldo parecendo uma peixada e no topo da caneca um chantily feito com coco. Delícia de surpresa! Depois provamos quatro grandes raviolis recheados cada um com outras surpresas: siri mole, araça, sururu e por aí vai! Em seguida, um risoto de grãos variados feito com siriguela (bem azedinha, deu um toque perfeito com o acompanhamento, pequenos siris empanados). E pra terminar uma massa bem fininha que acompanhava um peixe só encontrado na Bahia, o Vermelho. Ele veio assado, embrulhado em folha de bananeira. É muita coisa, né? Ah, quase me esqueço da sobremesa, perfeitamente decorada com framboesas e mirtilos, calda suculenta das frutas e um delicioso sorvete de creme e torta folhada. Se até aqui você não captou como eles uniram Itália com a Bahia, só provando mesmo.
A decoração dos pratos foi um caso à parte, quase dava dó de comer, mas a gente sabia que seria mais gostoso destruir a obra de arte do que vê-la por inteiro.
Detalhe que faz toda a diferença, o Matuzalém já trabalhou aqui em Minas com o chef Ivo Faria e em Salvador com ninguém menos que a Dadá. Além disso é unha e carne com Dona Canô. Enfim, é uma pessoa liiinda.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Meu filho não quer que eu dance

Em dias que prometem ser cinzentos acordo me maquiando. Em dias que prometem ser cinzentos e com trovoadas, me maqueio em tons de rosa variados. E se desconfio cair tempestade faço isso ouvindo música. E danço.
Davi sempre por perto (até no banheiro) pergunta:
__ Porque você está dançando, mamãe?
__ Sei lá, eu quero. Não posso dançar nem no banheiro?
__ Pode sim, aqui ninguém vai ver, né?
__ Mas, porque ninguém pode ver? Eu danço tão mal assim?
__ Não, você dança lindo, mas tem que ser discreta. Você sabe o que é ser discreta, mamãe?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Onde gostaria de estar amanhã ou quinta

Show da Lily Allen em São Paulo ou Rio de Janeiro...



Abaixo mais uma música ótima e bem humorada, cítrica, do álbum mais recente "It's not me it's you". Um hino fofo contra homofobia. Os gays agradecem: thank you very, very much.



A Lily acredita muito em redes sociais, aliás o sucesso dela começou por aqui, então pra ouvir o álbum todo é só clicar lá.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Falsas promessas

Digo que vou comer menos chocolate,
falo que vou viajar mais,
prometo que vou tirar férias.

Digo que vou rever os amigos,
falo que ainda vou te ligar,
prometo que não vou ligar mais.

Resolvo não assistir a novela nenhuma,
revolvo ver aquele filme B,
resolvo separar o lixo.

É sério, vou ser voluntária,
vou apadrinhar uma criança,
salvar todos os animais ameaçados,
a floresta e todos os pântanos.

Digo que volto a estudar,
falo que vou relaxar,
finjo...
finjo pra mim, que sou capaz de salvar mais alguém,
além
de mim.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Como me sinto hoje...

e quase sempre...



Ao escorrer as lágrimas, a certeza: Vá em frente!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dois motivos para amar Minas Gerais



Conceição do Mato Dentro durante feriado de sete de setembro.
Fotos: Carol Godoi
Outras mais no blog do Fernando.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Degustação Temática



Conheci os vinhos italianos produzidos pela Bussola, a convite da Enoteca Decanter. A apresentação foi feita pelo mineiro Guilherme Corrêa*, premiado consultor de vinhos. Além de conhecer, por meio de fotos da sua viagem, paisagens belíssimas de Veneto e a culinária excepcional da região, fomos introduzidos à pequena vinícola de 12,3 hectares de Tommaso Bussola (que começou a trabalhar em 1977 na vinícola que era do tio, Giuseppe). Pude provar o melhor Amarone do mundo produzido até então, segundo Robert Parker, que deu a ele 97 pontos! Palmas para Tommaso.



É o Amarone Classico Vigneto Alto TB 2004. Segundo Guilherme Corrêa, esse vinho possui potência e elegância ao mesmo tempo e alcança até 20 anos de guarda. “As pequenas frutas silvestres, aliadas às cerejas frescas e em licor, ganham um tom dramático ao lado do bálsamo, do café torrado e do alcatrão. Monumental e voluptuoso na boca, simplesmente interminável.” Essa joia está à venda por R$901,20. É o vinho mais caro que já experimentei, e vejam vocês, o Amarone passou a existir depois de um erro na produção de outro tipo de vinho. Mais uma vez aprendi a nunca menosprezar a importância de um erro. Ele deve existir para nos proporcionar não só aprendizado, mas nos surpreender positivamente, por que não?



Quem gosta de vinhos de sobremesa, não pode perder o Recioto della Valpolicella 2005. Uma experiência refrescante e doce ao mesmo tempo, com volume e equilíbrio espetaculares. Sentimos muito claramente a presença de aromas de cereja madura, mirtilo, amora e framboesa, além de tons balsâmicos e florais. É quase uma geléia (a melhor do mundo, na minha opinião) líquida. Deve ser tomado mais gelado um pouco que os tintos convencionais: a 14 graus Celsius. A garrafa é mais fininha, tem 500 ml e custa R$261,65. Vai super bem com um tiramisu. Que tal?


* Guilherme Corrêa, 38 anos, é mineiro de Belo Horizonte. Foi o primeiro profissional brasileiro a se formar no exterior, além de ter sido pioneiro na profissão no estado de Minas. Obteve o título de sommelier em 2000, junto à Associazione Italiana Sommeliers, na Toscana, Itália. Foi o primeiro brasileiro a se formar nesta associação, considerada a maior e mais prestigiada do mundo no que se refere à arte e à ciência de harmonizar vinhos com os mais diversos tipos de alimentos - a enogastronomia. Guilherme é sommellier bicampeão brasileiro pela ABS, e está entre os três melhores profissionais da sommellerie das Américas. Sagrou-se o melhor sommelier da América Latina ao alcançar a terceira colocação no 1º Concurso APAS-ASI-Mejor Sommelier de Las Américas - Association de La Sommellerie Internationale, realizado na Argentina. As duas primeiras colocações foram para a América do Norte (Canadá).

A seguir as fotos preferidas que eu fiz por lá. Sente só o clima...




Em tempo: as paredes da Enoteca são todas cobertas do material que é feito a rolha, a cortiça. Um charme!